Empresa competitiva: você tem três chances!

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1 de agosto de 2014

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Hoje em dia, se tornou senso comum que é preciso te ruma empresa competitiva  para assegurar “seu lugar ao sol” num mercado majoritariamente predatório.

Afinal, todos sabem que é preciso ter algo a mais, mas planejar ou identificar esse fator é, muitas vezes, uma tarefa difícil.

Existem, entretanto, diversas ferramentas teóricas que podem auxiliar você na escolha ou na identificação desse quesito. Uma delas, talvez a mais famosa, foi desenvolvida por Michael Porter.

A Estratégia Competitiva de Michael Porter

Primeiramente, Porter nasceu em 1947 é um professor da Harvard Business School. Professor desde os 26 anos, já escreveu várias publicações de grande expressão e se tornou um dos gurus da Administração.

Uma dessas publicações se chama “Estratégia Competitiva”, e é nela que Porter desenvolve uma das mais interessantes análises sobre Competição.

O livro é longo (e muito interessante!), mas é constituído por três pilares relativamente simples de compreender.

Porter estabeleceu a existência de três possíveis fatores para ter uma empresa competitiva.

Assim, são eles: custo, diferenciação e foco.

Os 3 pilares para ter uma empresa competitiva

Custo

O principal atrativo é o preço. Portanto, a produção deve ser em grande escala e os gastos de produção, os mais baixos possíveis.

Se 10 empresas produzirem produtos idênticos, vence quem gasta menos para produzi-los.

Diferenciação

Se 10 empresas produzirem produtos similares e a sua marca transmitir e entregar qualidade e valor, é a sua empresa que se destaca.

É importante conhecer o cliente e investir na imagem de segurança, sofisticação e qualidade. Diferenciação é, literalmente, entregar serviços e produtos diferenciados.

Foco

Se ambas as estratégias acima se opõe completamente, a estratégia de foco depende de uma delas. Essa estratégia consiste em escolher e atender a segmentos e nichos extremamente específicos de mercado, tornando sua marca forte dentro dele.

A estratégia de foco funciona em conjunto com a de custo ou a de diferenciação. Ou seja: escolha um nicho e venda com menos custo ou mais qualidade.

E então, você tem uma empresa competitiva? Qual o diferencial dela?

Portanto, se você ainda não sabe, talvez esteja na hora de escolher!

 

 
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4blue
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