Preste atenção: você nunca e eu digo nunca vai ter 100% de lucro. Isto simplesmente não existe. Nem 100, nem 200 nem 300% de lucro.
Esta é uma grande falácia que faz os empresários se perderem nas contas.
Em uma rápida pesquisa na internet, achei alguns trechos citando estes 100% de lucro (alguns deles em sites grandes e de negócios):
“Sorvete dá um bom lucro: 100%, considerando só o gasto com matéria prima.” “…chegava a lucrar até 100% com o comércio dos produtos ilegais.” “Um chinelo simples feito na máquina de chinelos, pode gerar um lucro de 100%, mas um chinelo estampado deixa 200% de lucro.”
Vamos pegar o exemplo do chinelo acima. Você tem um custo com os materiais de R$ 15,00. Se você vender por R$ 30,00 teve lucro de 100% e se vender por R$ 45,00, lucro de 200%. Certo?!
Errado! Veja um exemplo abaixo (na última coluna, considere que a empresa vendeu mil unidades):
Unid. | ||
Venda |
30,00 |
30.000,00 |
Materiais |
15,00 |
15.000,00 |
Impostos e comissões |
3,00 |
3.000,00 |
Ganho do produto |
12,00 |
12.000,00 |
Ganho percentual do produto |
40,0% | |
Despesas Fixas |
9.000,00 | |
Lucro |
|
3.000,00 |
Percentual de lucro |
10,0% |
E aí, onde está o lucro de 100%?
O formato acima segue a estrutura base um Fluxo de Caixa perfeito. Acesse nosso artigo “Fluxo de Caixa para pequenas empresas: o guia definitivo!“
Qual a forma correta de pensamento?
São duas coisas que você deve considerar:
1 – Estes “100% de lucro” que você ganha sobre o produto são a Taxa de Marcação (ou markup). Ou seja, quanto você está colocando acima do seu custo do produto / serviço para gerar lucro, pagar impostos, comissões e pagar as contas fixas (os detalhes deste assunto são tema para outro artigo).
2 – Podemos considerar que a empresa tem “dois lucros”. O primeiro é o lucro sobre o produto (sem considerar as contas fixas) e o segundo é o lucro líquido final. No exemplo anterior, no ganho sobre os produtos, houve um lucro de 40%. Isso significa que para cada produto vendido, eu ganhei 40% do valor da venda.
Mas o que realmente importa é o lucro final, que no exemplo acima é de apenas 10%. Ou seja, de tudo que eu vendi, sobrou efetivamente apenas 10%.
Lucro é aquele dinheiro que, de fato, sobra em relação às vendas. Isto é, todas as entradas menos todas as saídas. Se sobra, é lucro. Se falta, é prejuízo.
(temos um artigo super completo sobre Lucro e Lucratividade. Confere aqui!)
Por isso o lucro de 100% é uma grande falácia. É um pensamento errado que, infelizmente, é reforçado pelas mídias (mídias especializadas também) e por muitos consultores por aí.
Mas qual a real diferença de tudo isso?
Esta forma correta de pensamento não é simples academicismo. Diga para si mesmo as duas frases a seguir:
“Tenho lucro de 100% sobre os produtos”
“Tenho lucro de 40% sobre os produtos”
Qual deles lhe dá uma sensação melhor? O primeiro, claro. Mas qual dá uma grande ilusão de ganho? O primeiro também!
Então, além de inúmeros fatos de cálculos financeiros (não entraremos aqui nos detalhes), esta ilusão dos 100% de lucro lhe faz pensar que está gerando um ganho que na prática não é real!